top of page
Foto do escritorDr. Paulo Ramacciotti

O que faz o médico especialista em dor?



A Medicina Intervencionista da Dor é uma área da medicina que está relacionada ao uso de técnicas minimamente invasivas para o tratamento da dor crônica, que se apresenta como uma verdadeira pandemia, já que afeta, em média, 30-40% da população mundial.

O médico intervencionista da Dor atua no sentido de diagnosticar, aliviar e tratar as dores dos mais diversos tipos, assim como casos que não melhoram com o tratamento medicamentoso.

Dores por artrose, dores lombares, dores cervicais, fibromialgia, dores causadas por herpes zóster, enxaquecas, dor por amputação, são apenas alguns dos exemplos.


Lembrando de maneira bem particular dos pacientes com câncer, muitas vezes acometidos por alguma dor ao longo da evolução da doença e que podem se beneficiar sobremaneira com os diversos tipos de tratamento pouco invasivos.

Para os procedimentos, a pessoa geralmente recebe uma sedação. Mas anestesia geral com intubação raramente é necessária. Normalmente o paciente recebe alta no mesmo dia.

O médico sempre utiliza algum método de imagem para guiar o procedimento, seja por ultrassom ou radioscopia, para mostrar com a máxima precisão o local em que a agulha deve estar.

A medicina intervencionista da dor é uma área que se relaciona e interage de forma imprescindível com outros profissionais (fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, etc.) já que o problema da dor é muito mais amplo e global.

Não se esqueça do mais importante: procure um especialista no assunto e que seja certificado!
77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page